18/04/2016 14h45 - Atualizado em 18/04/2016 14h45

Ativistas processam governo da Noruega por fechar site do Popcorn Time

Os grupos ativistas de direitos digitais Electronic Frontier Norway (EFN) e Norwegian Unix User Group (NUUG) entraram com uma ação judicial contra o governo da Noruega por conta da apreensão do domínio Popcorn-Time.no.

Por: Redator 2
 

O site, como o nome indica, era relacionado ao software Popcorn Time, o "Netflix Pirata", que permite que seus usuários façam streaming de arquivos de torrent. O Popcorn-Time.no postava notícias e textos relacionados ao aplicativo, e oferecia links para sites onde ele poderia ser baixado, mas não hospedava propriamente o programa.

Segundo o diretor da EFN, Tom Fredrik Blenning, a forma como o site foi fechado cria um precedente preocupante para a segurança da internet no país. "Se esse procedimento for considerado legal (...), será possível que a polícia feche um fórum com base na mera suspeita de que o site discute ações potencialmente ilegais", disse em entrevista ao TorrentFreak.

Apreensão ilegal

Os grupos de defesa dos direitos digitais afirmam que ainda não estava claro se o Popcorn-Time.no infringia a lei, já que o site não hospedava nenhum material ilegal. Decisões da Corte de Justiça Europeia já determinaram que linkar para conteúdo pirata não configura violação de propriedade intelectual (o que inocentaria completamente o site).

Além disso, a EFN e o NUUG ainda alegam que a desativação do site foi feita "um advogado empregado da polícia", e que portanto não teve o procedimento jurídico necessário para que tal decisão fosse tomada. "Nossa posição é de que se trata de uma decisão errada, mas mesmo que fosse uma decisão correta, ela deveria ser tomada por um juiz em um tribunal de lei", disse Blenning.


Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 


 

Notícias

Brasil
Dourados
Esportes
Mulher
Mundo
Policial
Rural
Saúde
Shopping

Canais

Programação
Promoções
Recadinhos
Festas&eventos
Entretenimento
Horóscopo
Agenda Cultural
Fotos Flagrantes

Expediente

Sobre a Rádio
Responsabilidade Social
Nossa História
Localização
Abrangências
Política Comercial
Política de Privacidade
Termos de uso
Anuncie

Rádio e Televisão Gran Dourados
Rua Gustavo Adolfo Pavel, 935 - Vila Tonanni
Dourados - MS - CEP - 79825-901

+55 (67) 3411-1992 - Atendimento
+55 (67) 3411-1915 - Anuncie
+55 (67) 3411-1914 - Fax