6h atrás
Zoológico de Brasília reabre após 36 dias de interdição por casos de gripe aviária

O Brasil se declarou livre do vírus em 18 de junho, segundo o Ministério da Agricultura.
O Zoológico de Brasília será reaberto ao público na próxima segunda-feira (7). O local estava fechado desde 28 de maio, após o registro de dois casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), a reabertura foi autorizada com base em critérios técnicos e nas diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), devido à ausência de novos casos.
“A reabertura seguirá normas de biosseguridade adotadas pela equipe do Zoológico e inclui medidas reforçadas para a proteção dos animais e do ambiente. Técnicos da Seagri-DF continuarão realizando ações de vigilância, especialmente devido à presença de aves migratórias no território”, informou o Zoo.
Algumas medidas complementares serão implementadas para reforçar a biosseguridade, entre elas:
- Atualização do plano de contingência interno;
Elaboração de um plano de continuidade das ações de biossegurança;
- Melhorias estruturais nos recintos para prevenir o contato entre aves silvestres e cativas;
- Controle da presença de aves domésticas e animais errantes;
Melhoria da qualidade da água dos lagos;
- Reforço na limpeza e desinfecção dos recintos;
- Implantação de uma área específica para triagem e quarentena de animais com sinais clínicos compatíveis com doenças aviárias.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.