Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/05/2025 18h00min - Saúde
4 semanas atrás

Zoológico de Brasília é fechado por suspeita de casos de gripe aviária


Reprodução/ Governo do Distrito Federal ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



O Governo do Distrito Federal fechou temporariamente o Jardim Zoológico de Brasília como medida de segurança e cautela, após a identificação de duas aves mortas nas dependências do local, na tarde desta quarta-feira (28).

Diante dos surtos de gripe aviária, o zoológico publicou uma nota oficial informando que as aves encontradas eram "de vida livre, ou seja, não fazem parte do plantel do zoo, mas circulam pelo local em razão da oferta natural de abrigo, água e alimento”.

Após a suspeita de gripe aviária em um pombo e um irerê — uma espécie de pato —, amostras dos animais foram recolhidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e serão enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para análise.

O zoológico afirmou que monitora constantemente a saúde de todos os seus animais e mantém protocolos rigorosos de investigação em casos de óbito.

“Reforçamos que não há, até o momento, nenhum outro caso suspeito registrado, seja entre animais de vida livre ou entre aves mantidas no Distrito Federal. A Seagri-DF é o órgão responsável pela sanidade animal no DF e conduzirá toda a investigação, seguindo os protocolos nacionais desenvolvidos pelo Mapa”, informou a instituição.

O fechamento preventivo do espaço segue os protocolos de biossegurança e tem como objetivo proteger a saúde dos animais, dos colaboradores e dos visitantes. A reabertura do parque será reavaliada assim que os resultados forem concluídos e não houver risco à saúde pública.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.