Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
15/04/2024 10h40min - Ciência
2 meses atrás

Vulcão ativo mais ao sul do planeta expele ouro

As emissões de gás e poeira do Monte Erebus possuem micropartículas de ouro que somam cerca de 80 gramas por dia.

Monte Erubus - Crédito: polarman/Shutterstock.com ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Apesar da Antártica ser um continente gelado, existem dezenas de vulcões por lá. Alguns deles são ativos, exibindo atividades incandescentes, como o Monte Erebus, que além de lava também expele partículas de ouro.

A maioria dos vulcões antárticos estão localizados na Antártica Ocidental e na Terra Marie Byrd, em um estudo anterior já havia identificado, em 2017, 138 vulcões apenas nessas regiões. Desses, embora a maioria esteja adormecida, entre 8 e 9 são ativos

Segundo o IFL Science, desses vulcões ativos, apenas 3 deles foram vistos em erupção na história recente, um deles é o Monte Erebus, que recebe o nome em homenagem à personificação das trevas na mitologia grega. Esse é o vulcão ativo mais ao sul da Terra, tendo sido visto pela primeira vez em 1841 pelo capitão Sir James Clark Ross.

Ele está localizado na Ilha Ross junto de mais dois outros vulcões. Além disso, o Monte Erebus também é o vulcão ativo mais alto da Antártica, se estendendo a 3794 metros de altura.

Se observado a partir de imagens de satélite, é possível ver um lago de lava vermelho incandescente na cratera em seu cume que está borbulhando desde pelo menos 1972.

Regularmente o Monte Erebus está emitindo nuvens de gás e vapor, às vezes também libera bolas de rocha parcialmente derretida que são conhecidas como “bombas vulcânicas”. No entanto, o mais estranho é que junto da poeira e gás também são liberados minúsculos cristais de ouro.

Os cristais não passam de 20 micrômetros de diâmetro, mas estima-se que ao longo de um único dia sejam liberadas cerca de 80 gramas de ouro. As partículas ejetadas viajam por uma longa extensão, visto que pesquisadores na Antártica já as encontraram no ar a cerca de 1000 quilômetros de distância do Monte Erebus.

Fonte: Olhar Digital



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.