2 anos atrás
Volta do imposto sindical obrigatório, aprovada pelo STF, também é criticada por especialistas

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para a volta da obrigatoriedade da contribuição sindical descontada dos salários dos trabalhadores brasileiros. A decisão foi tomada na última sexta-feira (1º), quando sete dos 11 ministros do STF votaram a favor do imposto.
A medida é defendida por ministros do governo Lula (PT) sob o argumento de que a obrigatoriedade seria positiva para os sindicatos de trabalhadores. No entanto, a decisão ainda provoca polêmica entre políticos e especialistas em tributação.
O imposto sindical fora derrubado pelo Congresso Nacional, em 2017, com a reforma trabalhista do governo Temer (MDB), que deixou a decisão do pagamento da taxa a critério do trabalhador, podendo ser descontada do salário apenas com sua aprovação. A discussão sobre o imposto sindical tem dois lados importantes, sendo um de natureza política e outro de natureza jurídica.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.