Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
21/06/2023 12h00min - Geral
9 meses atrás

Volkswagen celebra 50 anos da Brasília, um dos carros mais icônicos da indústria brasileira

Em quase 10 anos de produção, o automóvel atingiu a marca de 1 milhão de unidades fabricadas em seu sétimo ano. Foi o segundo veículo a conquistar tal feito, o primeiro foi o Fusca

Reprodução/Twitter @arnaldo1949 ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Um dos carros mais icônicos da indústria automotiva nacional completa 50 anos. Em junho de 1973 que a Volkswagen lançou a Brasília, um dos primeiros projetos desenvolvidos inteiramente pela marca no Brasil.

Em celebração à data, a Volkswagen abriu o seu acervo para mostrar um Brasília fabricado em 1982. A unidade, uma das últimas produzidas antes do fim da linha, foi para as salas da engenharia e de lá não saiu mais.

Sem placa e com apenas 460 quilômetros, o seu motor 1.6 de 65 cv e de carburação dupla pouco foi acionado, apenas para pequenas manobras ou para rodar na própria fábrica.

Em quase 10 anos de produção, o Volkswagen Brasília atingiu a marca de 1 milhão de unidades fabricadas em seu sétimo ano de mercado. Foi o segundo veículo a conquistar tal feito, o primeiro foi o Fusca. Seu projeto começou ainda no início da década de 1970, com estudos e testes.

A Brasília foi especialmente popular no mercado brasileiro devido à sua acessibilidade e funcionalidade como um carro compacto. No entanto, em comparação com o Volkswagen Fusca, o número de unidades vendidas de Brasília foi significativamente menor.

O Fusca alcançou números de vendas muito mais elevados (21 milhões) em todo o mundo, enquanto a Brasília teve uma produção mais limitada e voltada principalmente para o mercado brasileiro.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.