Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
08/07/2025 12h00min - Saúde
1 dia atras

Vitamina C mostra potencial para reverter envelhecimento da pele, revela estudo japonês


 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Em um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology, pesquisadores japoneses revelaram que a vitamina C pode ajudar a reverter o envelhecimento da pele ao estimular o crescimento celular por meio de mudanças epigenéticas. Conduzido pelo Instituto Metropolitano de Geriatria e Gerontologia de Tóquio, mostrou que a vitamina ativa genes ligados à proliferação de queratinócitos, as principais células da epiderme, através da desmetilação do DNA — um processo que remove marcas químicas que normalmente silenciam esses genes.

Em experimentos com modelos tridimensionais de pele humana, a aplicação da vitamina C, em níveis similares aos presentes naturalmente no corpo, levou ao aumento da espessura da epiderme em até 14 dias, mantendo a integridade da camada externa da pele. 

Os cientistas também observaram o aumento de células e da proteína Ki-67, conhecida por indicar atividade celular. Quando bloquearam a enzima TET, relacionada à desmetilação, os efeitos foram reduzidos, evidenciando a ação direta da vitamina nesse mecanismo.

Apesar do potencial, a entrega eficaz da substância às camadas mais profundas da pele ainda é um desafio. Cremes e suplementos não conseguem alcançar essas regiões com eficiência, o que tem motivado estudos sobre novas formas de aplicação, como adesivos ou terapias injetáveis. 

A pesquisa sugere que a vitamina C pode desempenhar papel central na regeneração da pele e abre caminho para tratamentos inovadores no combate ao afinamento cutâneo provocado pelo envelhecimento. 



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.