7h atrás
Vendas de veículos recuam em janeiro, mas mercado total registra alta no início do ano
As vendas de veículos novos no Brasil tiveram leve queda em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram comercializadas cerca de 170,5 mil unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, segundo dados divulgados pela Fenabrave.
Na comparação com dezembro, o volume vendido caiu quase 39%, movimento considerado normal para o início do ano, período marcado por férias e menor ritmo da atividade econômica.
Mesmo com esse recuo nos veículos leves e pesados, o total de emplacamentos de todos os segmentos — incluindo também motocicletas e outros tipos de veículos — registrou crescimento de 7,4% em relação a janeiro do ano anterior, somando mais de 366 mil unidades.
Para a Fenabrave, o resultado mostra que o mercado começa o ano com demanda firme, apesar das dificuldades no crédito, principalmente por causa das taxas de juros ainda elevadas.
O destaque positivo continua sendo o setor de motocicletas, que apresentou aumento de 17,5% nas vendas na comparação anual. A entidade aponta que a alta é impulsionada pelo uso das motos em serviços de entrega, pela busca por mobilidade individual e pelo maior uso de consórcios.
Já o segmento de caminhões iniciou o ano em forte retração, com queda superior a 34% em relação a janeiro do ano passado. A Fenabrave avalia que os efeitos do programa federal de incentivo ao crédito para compra de caminhões devem aparecer apenas nos próximos meses.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

