Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/12/2023 17h00min - Agricultura
3 meses atrás

Vegetais cultivados sem solo tem o mesmo gosto?

O estudo envolveu 190 participantes que foram solicitados a provar e avaliar cegamente rúcula, espinafre, vegetais de ervilha, manjericão e salsa

Pixabay ► 
Fonte: Fonte Agrolink



O primeiro teste científico de sabor conduzido pela Universidade de Copenhague em parceria com a Plant Food & Research, na Nova Zelândia, revela que os entrevistados coletaram os vegetais cultivados verticalmente e sem solo tão bons quanto os orgânicos.

Apesar de preconceitos como "amável", "pálido" e "artificial" associados aos vegetais cultivados verticalmente entre os consumidores dinamarqueses, as plantas cultivadas sem solo, empilhadas verticalmente, apresentam potencial para aumentar a segurança alimentar, proporcionam mais espaço para a natureza e garantir o acesso contínuo a vegetais verdes folhosos e ervas aromáticas ao longo do ano, com transporte de curto alcance para os consumidores.

O estudo envolveu 190 participantes que foram solicitados a provar e avaliar cegamente rúcula, espinafre, vegetais de ervilha, manjericão e salsa, todos cultivados organicamente, comparando-os com os mesmos vegetais cultivados verticalmente.

Os resultados indicaram que os vegetais cultivados verticalmente produziram quase o mesmo sabor que os produtos orgânicos cultivados no solo. Publicado na revista Food Quality and Preference, o estudo destaca que, em termos de sabor, os participantes não demonstraram ceticismo, considerando que as plantas cultivadas verticalmente têm um sabor tão bom quanto as orgânicas.

Embora os vegetais orgânicos tenham particular vantagem no estudo, as avaliações dos participantes estão muito próximas. Por exemplo, ao avaliar a rúcula em uma escala de 1 a 9, ambos os tipos de rúcula receberam nota 6,6. As duas variedades de especificidade e manipulação foram avaliadas tão próximas que não houve diferença significativa. Os relatórios de ervilha foram testados duas vezes, e cada tipo obteve uma vitória. A única preferência clara dos participantes foi para a salsa cultivada organicamente.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.