Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/12/2023 08h30min - Geral
8 meses atrás

Vai viajar? Confira dicas de revisão no carro antes de pegar estrada

Preparo para uma viagem de carro deve começar por uma revisão completa

 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Entre dezembro e janeiro, aumentam os números de viagens de carro, seja para aproveitar o recesso de fim de ano ou férias para botar o pé na estrada.

Para evitar dores de cabeça, é importante se atentar a manutenção preventiva do seu automóvel. Vários itens fundamentais precisam ser checados com antecedência.

O que precisa revisar no carro antes de viajar?

O preparo para uma viagem de carro começa com uma revisão completa, conferindo sistemas e peças e trocando o que for necessário.

Pneus

O estado dos pneus é um dos primeiros itens que devem ser verificados no carro.Dependendo da condição, basta uma avaliação visual para saber que já é a hora de trocar.Eles também possuem um recurso chamado indicador de desgaste da banda de rodagem (ou TWI na sigla em inglês).

Basicamente, é esse “pedacinho” de borracha que fica entre as ranhuras. A borracha dos pneus deve estar acima ou alinhada com os limites do TWI. Caso esteja abaixo, é um sinal de que o pneu não é mais seguro para rodar:

Ainda sobre os pneus, é importante checar a calibragem no posto ou oficina antes de pegar estrada para evitar instabilidade na direção e nas frenagens.

Alinhamento e balanceamento

As rodas precisam periodicamente de alinhamento e balanceamento (em média a cada 10 mil quilômetros rodados). 

O primeiro procedimento ajusta o ângulo das rodas do seu carro conforme o estabelecido pelo fabricante.Isso evita que o veículo “puxe” para um dos lados na pista, principal sintoma de desalinhamento.O balanceamento, por sua vez, distribui o peso pela circunferência do pneu, resolvendo problemas de vibração.Freios

Outro quesito que não deve passar despercebido é verificar como estão os freios do carro, o que passa pela avaliação de itens como discos, pastilhas de freio e fluidos de freio na oficina.

O último dura 2 anos ou 20 mil quilômetros. Caso tenha passado de uma das marcas, é preciso substituir o fluido de freio antes de viajar.  

Durante a manutenção preventiva, não esqueça de checar também o sistema de suspensão do carro (amortecedores e molas) para não gerar desgaste em outras peças ou desconforto em longas viagens.

Fluidos do carro

O seu carro também precisa de diversos fluidos para continuar funcionando bem. Por isso, é importante conferir se algum deles precisa ser trocado antes de viajar, são eles: o óleo do motor; líquido de arrefecimento; fluido de direção hidráulica e de transmissão.

Também vale conferir o estado da bateria, dos limpadores de para-brisa e das luzes do veículo. Todas devem estar funcionando, ou seja, faróis, pisca-alerta, luzes de freio/ré e setas. Veja também se extintor continua no prazo de validade e se macaco, chave de roda e triângulo estão a bordo (e em bom estado).

No fim, tudo isso irá reforçar a sua segurança e dos passageiros, além de permitir identificar problemas graves antes de ser pego de surpresa no meio da rodovia em alta velocidade.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.