Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
22/03/2024 17h00min - Saúde
4 semanas atrás

Vacinação contra dengue e gripe neste fim de semana no PAM e Shopping Avenida Center

Núcleo de Imunização segue recomendações do Ministério da Saúde e retoma ações externas

Assecom ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



O ponto de vacinação no Shopping Avenida Center volta a ser aberto neste fim de semana, depois de duas semanas de hiato. Neste sábado (23), a partir das 10h, e no domingo (24), às 14h, serão aplicadas no local vacinas contra a dengue e também contra a gripe, abrindo a Campanha Nacional para o público prioritário. Nestes dois dias funciona também a Sala de Vacinação do PAM.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) não abriu o Ponto de Vacinação do Shopping nos últimos dois finais de semana. A determinação aconteceu por precaução em relação a vacinação contra a dengue em crianças, que também acontece em outras cidades do Brasil. Até o dia 8 de março, em 365 mil doses aplicadas, foram identificados apenas 16 casos de reações alérgicas graves, ou 0,0005%. “Todas as pessoas estão recuperadas e passam bem”, esclareceu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçando que os benefícios da proteção representam muito mais do que eventuais riscos.

O secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Jr, explica que essas reações aconteceram apenas em crianças da faixa etária que está sendo vacinada em todo o país, ao contrário de Dourados, que é o primeiro município brasileiro que está fazendo a vacinação em toda a população entre 4 e 59 anos. Para manter a orientação do Ministério da Saúde, a vacinação entre crianças e adolescentes até 17 anos, vão acontecer apenas nas Unidades Básicas de Saúde e no PAM.

“As reações observadas foram todas em crianças e por isso vamos seguir a recomendação para que a vacinação nesta faixa etária aconteça apenas nas unidades de saúde onde temos todas as condições de equipamentos e medicamentos para atender em caso de possível alergia. Além disso, nas nossas ações extramuro, como essa no Shopping, vamos ter essa mesma estrutura para atendimento com todo suporte e segurança”, explica o secretário. 

Fim de Semana

A vacinação neste sábado acontece nos dois pontos. Na Sala de Vacinação do PAM começa às 8h e segue até às 18h. No Shopping Avenida Center o atendimento acontece entre 10h e 22h. No domingo, o PAM atende entre 8h e 13h, enquanto no Shopping começa às 14h e termina às 20h.

Na Sala de Vacinação do PAM, a vacina contra a dengue é para pessoas entre 4 e 59 anos, enquanto no Shopping para o público entre 18 e 59 anos. Já a vacina contra gripe, nos dois pontos, é para o público alvo, conforme descrito abaixo:



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.