4h atrás
Vacina do Butantan contra dengue será liberada até o fim do ano
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan deve ser aprovada pela Anvisa até o final de 2025, segundo o Ministério da Saúde. A produção será ampliada em parceria com uma empresa chinesa, com previsão de mais de 40 milhões de doses para o próximo ano.
Atualmente, a vacinação prioriza crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em municípios com maior risco. Desde o início da campanha, mais de 10 milhões de doses foram distribuídas, e outras estão previstas para os próximos anos. A vacina mostrou alta eficácia e baixo índice de efeitos adversos.
O Brasil registrou queda significativa nos casos e mortes por dengue em 2025. Mesmo com a melhora, o governo alerta para o risco contínuo da doença, especialmente em regiões afetadas pelas mudanças climáticas.
Três em cada dez municípios estão em alerta para dengue, Zika e chikungunya. O Ministério da Saúde prepara ações como o Dia D da Dengue e investe em estratégias como o método Wolbachia, que já mostrou bons resultados em cidades como Niterói (RJ).
Outras medidas incluem o uso de larvicidas, insetos estéreis e borrifação de inseticida em residências. A população também é chamada a colaborar com ações simples de prevenção, como eliminar criadouros e apoiar iniciativas do SUS.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

