2h atrás
Uso de garrafas plásticas volta a preocupar por riscos à saúde e ao meio ambiente
Pesquisas recentes têm levantado dúvidas sobre a real segurança da água engarrafada, apontando a presença de microplásticos, resíduos químicos e até bactérias em diferentes marcas. Especialistas afirmam que, apesar da percepção de pureza, a água em garrafas plásticas nem sempre passa por controles tão rigorosos quanto a água da torneira em muitos países desenvolvidos.
Enquanto sistemas públicos de abastecimento são monitorados com frequência e têm resultados divulgados de forma transparente, a água engarrafada é tratada como produto alimentício e segue regras menos exigentes. Estudos divulgados em 2025 identificaram níveis preocupantes de contaminação em amostras vendidas no varejo.
Além das questões de saúde, o impacto ambiental também preocupa. O consumo global de garrafas plásticas cresce rapidamente, e sua produção demanda muito mais energia do que o tratamento da água distribuída pelas redes públicas.
Especialistas defendem alternativas mais sustentáveis, como sistemas descentralizados de purificação e tecnologias que produzem água potável a partir do ar. Para a maioria das pessoas, afirmam, a água da torneira continua sendo uma opção segura, mais barata e menos prejudicial ao meio
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

