6h atrás
Ucrânia fecha acordo para possível compra de até 150 caças Gripen da Suécia

O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinaram uma carta de intenções para cooperação no campo das capacidades aéreas. O documento representa o primeiro passo para um possível grande acordo de exportação entre os dois países.
A iniciativa prevê o apoio sueco ao desenvolvimento da futura Força Aérea ucraniana. A cooperação incluirá intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre combate e defesa aérea, além do uso de tecnologias avançadas, como aeronaves de caça.
“Tenho orgulho de ter recebido o presidente Zelensky na Suécia e em Linköping. Hoje assinamos uma importante carta de intenções que representa um passo em direção a um possível grande acordo de exportação do Gripen, possivelmente entre 100 e 150 caças, para construir uma nova e poderosa Força Aérea Ucraniana. O presidente Zelensky também teve a oportunidade de ver de perto as impressionantes capacidades do Gripen. Isso fortalecerá a Ucrânia, a Suécia e a Europa”, declarou Kristersson.
Segundo o comunicado, a Ucrânia possui experiência única em combate e defesa aérea que poderá ser aproveitada pela Suécia. Por sua vez, o país escandinavo traz expertise no desenvolvimento e na operação de sistemas avançados, como o caça JAS 39 Gripen.
*Com informações : AEROIN
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.