Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
02/10/2023 15h00min - Música
10 meses atrás

U2 abre temporada em Las Vegas com muita tecnologia, íntegra de "Achtung Baby", hits e raridades

Sem Larry Mullen Jr. na bateria, grupo inaugurou a Sphere Arena

Foto reprodução: Vagalume ► 
Fonte: Fonte Vagalume



O U2 abriu na noite de sexte-feria  (29) a temporada de shows que fará exclusivamente na moderníssima Sphere Arena em Las Vegas tocando a íntegra de "Achtung Baby" (1991), o sétimo álbum da banda, que marcou uma grande guinada musical e estética na carreira do grupo.As imagens postadas na internet mostram que o local é mesmo impresionante e perfeito para o quarteto que, justamente a partir da turnê de divulgação deste disco, a Zoo TV, sempre buscou inovar na hora de levar suas músicas para o palco.

Falando sobre o palco em si, ele é bastante minimalista, em seu formato de toca-discos e deixa os músicos bastante próximos uns dos outros, o que cria um clima de intimidade em um lugar de tamanha proporção.

Esta é a segunda vez que eles caem na estrada tocando um álbum na íntegra e a primeira em que estão se apresentando sem o baterista Larry Mullen Jr. Por estar ainda se recuperando de problemas na coluna ele optou por não tomar parte nessa série de concertos - o holandês Bram van den Berg foi o músico escalado para assumir as baquetas.O que se nota, vendo o setlist , é que eles não seguiram a mesma estrutura usada nos concertos em que celebraram o disco "The Joshua Tree" (1987) há seis anos.Em 2017, o quarteto primeiro mostrou uma série de canções mais antigas, seguidas pela íntegra do LP homenageado e um bis com canções de outras fases da história da banda que já tem mais de 40 anos de estrada.Em Las Vegas, Bono e cia. já tocaram logo de cara as nove primeira canções de "Achtung Baby", entre elas todas as cinco que saíram em single, incluindo "One", que, nas turnês seguintes passou a ser ouvida na hora do bis.

Para os fãs foi a chance de reouvir "Mysterious Ways", que andava meio sumida do repertório, e, principalmente, "Tryin' To Throw Your Arms Around The World", que nunca mais foi mostrada depois de 1993.Em seguida, houve um "intervalo acústico" onde foram ouvidas apenas músicas do álbum "Rattle and Hum", a surpresa aqui ficou pela lembrança de "Love Rescue Me", música que tem entre seus autores e que raríssimas vezes foi ouvida ao vivo (a performance de ontem foi apenas a décima em 33 anos!).

Findo o interlúdio, eles retornaram ao repertório de "Achtung Baby", com um quarteto de canções menos conhecidas do grande público, mas extremamente queridas pelos fãs. "So Cruel" voltou a ser tocada após 31 anos e "Acrobat", que os irlandeses só foram apresentar em um show em 2018, retornou ao repertório."Beautiful Day", de 2000, foi a música escolhida para a despedida final de um show, que, surpresa, não teve nenhuma música dos quatro primeiros discos do grupo.



•  

Vagalume
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.