Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
16/09/2024 13h00min - Turismo
3 semanas atrás

Turismo em ascensão: desafio de observação de aves registra 345 espécies em MS


Foto: Julice Aristides ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A primeira edição do Desafio de Observação de Aves, realizada em Mato Grosso do Sul, reuniu mais de 100 participantes e registrou 345 espécies de aves, incluindo algumas raras e ameaçadas, como a arara-azul e o mutum-de-penacho. O evento, que ocorreu entre os dias 7 e 8 de setembro, foi promovido pelo Conselho Regional de Biologia (BioAves) e buscou promover o turismo de observação de aves no estado, já reconhecido nacional e internacionalmente.

Os participantes se espalharam por diversos destinos no Mato Grosso do Sul, com destaque para locais como APA Baía Negra em Ladário, Parque Estadual Matas do Segredo e Prosa em Campo Grande, e Refúgio da Ilha em Miranda. Além dos destinos tradicionais, novos locais também participaram, como o Parque Natural Municipal de Naviraí e as áreas naturais de Rochedo e Porto Murtinho. A diversidade de registros incluiu espécies como o papagaio-galego, chorozinho-de-bico-comprido e o bacurau-de-asa-fina.

O evento contou com a participação ativa de pessoas de diferentes idades, incluindo observadores e cidadãos que desenvolveram com dados e listas de espécies. André Dias, presidente do Conselho Regional de Biologia, destacou o engajamento do público, enquanto a pesquisadora Maristela Benites ressaltou o poder da observação de aves para sensibilizar as pessoas sobre a conservação da natureza. A professora Suzana Arakaki, da UEMS, elogiou a experiência enriquecedora proporcionada pelo evento.

O turismo de observação de aves e vida silvestre está em crescimento no Mato Grosso do Sul, e o estado tem se consolidado como referência nesse segmento. Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, destacou que desde 2017 o governo tem investido em qualificação de condutores e no desenvolvimento estratégico para promoção do setor, o que atrai observadores de aves de todo o mundo, em especial para áreas como o Pantanal, que abriga mais de 650 espécies de no Estado.

*Fonte: Secom Mato Grosso do Sul



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.