5h atrás
Túnel submerso ligará Santos e Guarujá em 2 minutos e criará 9 mil empregos

O Brasil se prepara para receber sua primeira ligação submersa entre cidades: o túnel Santos–Guarujá, uma obra de engenharia que promete transformar a mobilidade no litoral paulista. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos sob o estuário, o túnel vai encurtar drasticamente o tempo de travessia entre os dois municípios, reduzindo um trajeto que hoje pode levar até uma hora para apenas dois minutos.
A estrutura contará com seis faixas de rolamento, ciclovia, passagens para pedestres e uma reserva técnica para a futura implantação de um VLT. A operação será contínua, funcionando 24 horas por dia, o que eliminará a dependência das balsas e trará mais previsibilidade para os mais de 720 mil moradores que cruzam o canal diariamente.
Além de melhorar a logística do Porto de Santos, o projeto deve gerar cerca de 9 mil empregos durante sua construção e início de operação, com investimento estimado em R$ 6 bilhões. A obra, que integra o Novo PAC, é considerada estratégica para o desenvolvimento da região e tem previsão de entrega entre 2030 e 2031.
A construção será feita por meio da técnica de túnel imerso, na qual módulos de concreto são fabricados em docas secas, rebocados até o local, afundados com precisão e encaixados no leito do canal, sendo depois protegidos por camadas de areia e pedras. O projeto inclui sistemas de ventilação, monitoramento em tempo real, gestão de tráfego e infraestrutura de segurança, posicionando-se como um marco na engenharia nacional.
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