18h atrás
Túnel Santos-Guarujá terá investimento de R$ 6,8 bilhões e deve ser concluído até 2031

A disputa pela concessão do túnel imerso entre Santos e Guarujá será decidida entre duas empresas: a espanhola Acciona Concesiones e a portuguesa Mota-Engil. O critério de escolha será o maior desconto oferecido sobre a contraprestação mensal paga pelo poder público. O contrato terá duração de 30 anos e envolve construção, operação e manutenção da estrutura.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto será a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A previsão de entrega é para 2031, segundo a Secretaria de Parcerias do governo de São Paulo. A travessia substituirá o atual sistema de balsas, utilizado por cerca de 78 mil pessoas diariamente.
O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, e ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá. A infraestrutura será multimodal, permitindo o tráfego de veículos, transporte público, pedestres e ciclistas.
A construção será feita com seis módulos de concreto pré-moldados, posicionados a 21 metros de profundidade. Após testes de vedação, os módulos serão encaixados com precisão e protegidos por camadas de areia e pedras. A obra, discutida há quase um século, promete transformar a mobilidade entre as duas cidades litorâneas.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.