Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/01/2026 19h20min - Geral
17h atrás

Túnel Santos-Guarujá: governo de SP assina contrato de obra inédita no Brasil


Imagem: Divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O governo do Estado de São Paulo formalizou, nesta quarta-feira (28), o contrato que viabiliza a construção do Túnel Santos–Guarujá, empreendimento inédito na América Latina por ser totalmente submerso. A obra será executada por meio de parceria entre os governos estadual e federal, com a empresa portuguesa Mota-Engil, e contará com investimento estimado em R$ 7 bilhões.

Com previsão de conclusão em 2031, o túnel promete revolucionar o deslocamento entre as duas cidades. Hoje, o trajeto pode levar até uma hora, enquanto a nova ligação deve reduzir o tempo de viagem para cerca de cinco minutos, facilitando a mobilidade na Baixada Santista.

A estrutura terá aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão, dos quais 870 metros ficarão sob o canal marítimo. A construção utilizará grandes módulos de concreto produzidos em terra, que serão transportados pelo mar e posicionados a cerca de 21 metros de profundidade, onde serão conectados.

O projeto inclui faixas de tráfego nos dois sentidos, além de um espaço seguro destinado a ciclistas e pedestres. A opção pelo túnel submerso evita interferências no intenso fluxo de navios do Porto de Santos e não cria restrições às operações aéreas da região. A empresa responsável também assumirá a gestão e manutenção do sistema por um período de 30 anos.

A expectativa é de que a obra beneficie diretamente cerca de dois milhões de pessoas e gere em torno de nove mil empregos. O empreendimento já recebeu licença ambiental prévia da Cetesb, que analisou aspectos como impactos em manguezais, fauna, flora, ruídos e desapropriações, autorizando o avanço do projeto.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.