2 meses atrás
Trump suspende restrições à exportação de tecnologia para a China para fortalecer acordo comercial, diz jornal

Os Estados Unidos suspenderam restrições à exportação de produtos de tecnologia para a China com o objetivo de fortalecer o acordo comercial entre os países. A informação é do jornal Financial Times (FT).
A medida também visa apoiar os esforços do presidente Donald Trump em garantir um encontro com o presidente Xi Jinping ainda este ano.
O jornal ainda afirmou que o Departamento de Comércio, responsável pela supervisão dos controles de exportação, foi instruído nos últimos meses a evitar medidas rígidas contra a potência asiática.
No entanto, conforme o FT, cerca de 20 especialistas em segurança e ex-funcionários, incluindo o ex-vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA, Matt Pottinger, planejam manifestar preocupação com a decisão nesta segunda-feira (28).
“Essa medida representa um erro estratégico que coloca em risco a vantagem econômica e militar dos Estados Unidos na área de inteligência artificial”, escreveram eles na carta, segundo o Financial Times.
Os Estados Unidos e a China estenderão sua trégua tarifária por mais 90 dias, de acordo com o jornal chinês South China Morning Post. Uma fonte disse ao veículo que as duas nações se comprometerão a não impor tarifas adicionais uma à outra, nem intensificar a guerra comercial por outros meios.
•