Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/02/2024 17h00min - Economia
2 meses atrás

Transferências via DOC e TEC deixarão de existir a partir desta quinta-feira (29)

Modalidades de transferências perderam popularidade após implementação do PIX

Pixabay ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



A transferência bancária DOC (Documento de Ordem de Crédito) deixará de existir a partir desta quinta-feira (29). O sistema, que ficou ativo por quase 40 anos, perdeu popularidade após a implementação do PIX.

Além do DOC, as operações via TEC (Transferência Especial de Crédito), que é exclusivo para empresas pagarem benefícios a funcionários, também sairão do ar.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), há o desinteresse por parte da população em usar essas ferramentas pelo fato do PIX ser “gratuito, instantâneo e também pelo valor que ser transacionado”.

No DOC e no TEC, o valor máximo de transferência era de R$ 4.999,99, podendo ser agendada para beneficiar outra conta. No PIX, a transferência acontece de maneira automática e o valor pode ser ajustável.

Dados do Banco Central (BC) mostraram que, em 2023, os brasileiros transferiram um total de R$ 17,18 trilhões via PIX. Um recorde do sistema de pagamento.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.