Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/09/2025 10h30min - Economia
2 meses atrás

Trabalho por aplicativos cresce 170% em uma década e muda cenário do mercado no Brasil


Fonte: Fonte Grande FM



O número de trabalhadores em aplicativos de transporte e entrega aumentou 170% entre 2015 e 2025 no Brasil, passando de 770 mil para 2,1 milhões, enquanto a população ocupada cresceu apenas 10% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (25), no Relatório de Política Monetária do terceiro trimestre.

Segundo o BC, o avanço das plataformas digitais representa uma mudança estrutural no mercado de trabalho, com impacto positivo na taxa de ocupação e na participação da força de trabalho. Sem os aplicativos, a taxa de desemprego, hoje em 4,3%, poderia chegar a 5,5%.

Apesar do crescimento, a participação dos trabalhadores de aplicativos ainda é pequena: 2,1% da população ocupada e 1,2% da população em idade de trabalhar. O transporte por aplicativo passou a integrar o IPCA em 2020 e, em agosto de 2025, representava 0,3% do índice.

Por outro lado, estudos apontam precarização nas condições de trabalho. Relatórios do Fairwork Brasil e do Ipea mostram queda na renda média, aumento da jornada semanal e redução na contribuição previdenciária. Em 2022, o rendimento médio dos motoristas era inferior a R$ 2,4 mil, e apenas 24,8% contribuíam com a previdência.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.