Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
03/04/2024 19h00min - Tecnologia
2 semanas atrás

Terremoto interrompe produção de chips em Taiwan; impacto pode ser global

Taiwan é a principal produtora de semicondutores avançados do mundo e é sede da TSMC, a maior fabricante de chips do planeta

Imagem: Nambawan/Shutterstock ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Os efeitos do terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Taiwan (o mais forte em 25 anos na pequena ilha) poderão ser sentidos em todo o mundo. Os tremores derrubaram dezenas de prédios, matando pelo menos nove pessoas, além de causarem um alerta de tsunami na região. Mas os maiores prejuízos (financeiros) provavelmente terão relação com a interrupção da produção de chips semicondutores em algumas das principais fabricantes globais do produto.

Importância de Taiwan

Taiwan é a principal produtora de semicondutores avançados do mundo e responde por mais da metade do mercado global de laptop, placas-mãe e dispositivos de rede. Segundo analistas, alguns chips de ponta precisam de operações ininterruptas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que a interrupção das operações nas áreas industriais do norte da ilha podem ter grandes efeitos para o setor.

Os temores ganham ainda mais força em função da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), principal empresa do território e maior fabricante de chips do mundo ter informado que retirou alguns funcionários de seus centros de produção após o terremoto. A companhia, que fornece chips para a Apple e Nvidia, disse ainda está avaliando o impacto dos tremores e garantiu que todos os seus funcionários estão seguros.

 Já a United Microelectronics Corp (UMC) disse que evacuou algumas instalações em Hsinchu e Tainan, cidades no lado oeste de Taiwan. A companhia interrompeu as operações de algumas máquinas de fabricação de chips e afirmou que está trabalhando para restaurar as operações.

Após o terremoto, as ações da TSMC e UMC caíram cerca de 1% cada. Mas especialistas observam que será necessário um tempo maior para avaliar os potenciais impactos econômicos do episódio. As informações são da Folha de São Paulo.

Lembrando que a interrupção da produção acontece em meio a disputa entre China e Estados Unidos pela hegemonia no setor, a chamada “guerra dos chips“. Além de fomentar a produção nacional, a Casa Branca tenta impedir o acesso de Pequim aos produtos. E tem em Taiwan um dos principais aliados.

 Mortes e destruição foram provocadas pelo forte terremoto

O terremoto ocorreu às 7h58 da manhã desta quarta-feira ( 3 ), no horário local.

O epicentro foi perto da cidade de Hualien, no leste da ilha.

Pelo menos nove pessoas morreram, 934 ficaram feridas e 56 permanecem presas sob os escombros, segundo o Centro de Operações de Emergência Central de Taiwan.

Mais de duas dezenas de prédios desabaram.

Alertas de tsunamis foram emitidos na ilha, além de partes da China, das Filipinas e do Japão, onde os efeitos do terremoto também foram sentidos, mas com menor intensidade.

Segundo o governo de Taiwan, as operações das usinas nucleares permaneceram normais e a distribuição de energia foi estabilizada.

A Administração de Aviação Civil disse que nenhum voo foi impactado.

Novos terremotos de magnitude superior a 6 são esperados nos próximos dias na região.

Taiwan é sede da TSMC, a maior fabricante de chips do planeta (Imagem: Nambawan/Shutterstock)



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.