Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
11/10/2023 12h00min - Agricultura
5 meses atrás

Temperaturas elevadas dificultam recuperação hídrica Falta umidade para o plantio, mesmo com chuvas

Falta umidade para o plantio, mesmo com chuvas

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Agrolink



A próxima semana será de intensa atividade em campo, com os preparativos para a semeadura da safra de verão, avanços na colheita e manejo das lavouras. Entretanto, as condições hídricas não são favoráveis em todos os setores do país, existem avisos em algumas regiões. 

No Brasil central, a preocupação se volta à falta de umidade no solo, mesmo com a recorrência das chuvas. Já no sul, o excesso de chuvas impede o avanço significativo do plantio, do manejo e da colheita nas lavouras.

Previsão

Norte: alerta para temporais em AC e AM

Na região Norte do Brasil, particularmente nos estados do Acre e no Noroeste do Amazonas, a previsão é de volumes de chuva acima dos 50 mm, mas que podem ser superados pontualmente. Este cenário, embora benéfico para a recuperação hídrica do solo, é insuficiente para recuperar a condição hídrica da região.

Sealba: tempo seco beneficia colheita de feijão e milho

Para os agricultores na região do Sealba (Sergipe), a previsão de tempo seco e sem chuvas é uma notícia bem-vinda. Essa condição favorece especialmente a colheita de feijão e milho de terceira safras, já que não haverá atrasos ou perdas de qualidade devido ao clima úmido.

Matopiba: restrições na semeadura devido à baixa umidade do solo

A baixa reserva hídrica no solo impede a evolução da semeadura dos cultivos de primeira safra. Especialmente no Sul da Bahia, a previsão é de baixos volumes acumulados de chuva, o que acentua ainda mais a situação crítica da região em termos de disponibilidade de água para a agricultura.

Centro-Oeste: chuvas insuficientes para reposição hídrica

Há previsão de temporais em áreas de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso no início da semana. No entanto, essas chuvas terão volumes acumulados muito irregulares e dias de temperaturas elevadas, ambiente que impede uma boa recomposição de umidade no solo, o que torna o cenário preocupante para a semeadura dos cultivos de primeira safra na maior parte da região.

Sudeste: Condições favoráveis para cultivos em SP e Sul de MG

A situação no Sudeste é mais equilibrada, com previsões de temporais em São Paulo (SP), Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Isso contribuirá para a elevação da umidade no solo, favorecendo a semeadura e início do desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, principalmente em SP e Sul de MG.

Sul: excesso de chuvas em RS e SC; condições favoráveis em PR

O Sul do país traz um quadro misto. Enquanto em Rio Grande do Sul e Santa Catarina há previsão de chuvas significativas que podem restringir a semeadura do arroz e o desenvolvimento do trigo, no Nordeste de SC e no Paraná as previsões são de precipitações menores que 40 mm. Nessas últimas áreas, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento das lavouras de feijão, de milho e da soja.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.