2h atrás
Telebras firma parceria para levar internet a regiões isoladas
A Telebras assinou nesta quarta-feira ( 5 ) um acordo com a empresa SES, especializada em internet via satélite e sediada em Luxemburgo. O objetivo é ampliar o acesso à internet em áreas remotas do Brasil, usando uma tecnologia de alta conectividade.
Segundo a estatal brasileira, o serviço oferecido será até dez vezes mais potente que o das antenas da Starlink, empresa de Elon Musk que lidera o setor no país. O valor do contrato não foi divulgado.
Durante a COP30, conferência da ONU sobre clima que acontecerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro, a SES vai oferecer internet gratuita aos participantes. A empresa também vai apresentar sua tecnologia de média órbita, que fica entre os modelos de baixa órbita (como o da Starlink) e os satélites geoestacionários.
Apesar de ter maior latência — ou seja, um pequeno atraso na transmissão de dados — a solução da SES cobre grandes áreas com apenas três satélites. Já o sistema da Starlink exige muitos equipamentos para alcançar regiões menores.
A parceria também fortalece a soberania digital do Brasil, já que toda a infraestrutura em terra será da Telebras, que possui cinco teleportos no país. Outro ponto positivo é a contribuição para a transição energética, pois o uso de menos satélites reduz os lançamentos espaciais e a produção de lixo orbital.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

