6h atrás
Tecnologias aumentam produção agrícola sem ampliar área cultivada
Agrolink
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai apresentar, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), de 9 a 13 de fevereiro, uma demonstração didática do chamado efeito Poupa-Terra, conjunto de tecnologias que permite elevar a produção agrícola sem a necessidade de ampliar a área cultivada. A iniciativa tem como objetivo evidenciar o impacto da ciência na produção de soja ao longo das décadas.
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que, na década de 1970, a produtividade média da soja era de 1.487 quilos por hectare. Em 1975, era necessário um hectare para produzir duas toneladas. Com o avanço tecnológico, essa mesma produção passou a exigir cerca de 0,86 hectare na década de 1980, 0,68 hectare nos anos 1990, menos de meio hectare nos anos 2000 e 0,44 hectare na década de 2020.
Ao relacionar esses avanços com o volume produzido atualmente no país, a Embrapa destaca o impacto direto da tecnologia sobre o uso da terra. “Se considerarmos a produção atual de soja no Brasil ao redor de 170 milhões de toneladas, caso fosse mantida a produtividade média da década de 1970, seria necessária uma área de produção em torno de 115 milhões de hectares. Na safra passada, a área nacional de soja foi de 47,6 milhões de ha. Ou seja, cerca de 67 milhões de hectares foram poupados para se obter a mesma produção”, afirma o analista da Embrapa Soja, Rogério Borges.
A apresentação também abordará a evolução da produtividade ao longo do tempo e a relação entre área cultivada e volume produzido. “Para alcançar hoje a produtividade média da década de 1970, é necessário menos da metade da área utilizada naquele período”, ressalta Borges. Segundo ele, a demonstração busca reforçar a relevância da tecnologia para o crescimento sustentável da agricultura no país.
Durante o evento, a Embrapa também exibirá, na Vitrine de Tecnologias, cultivares de soja desenvolvidas pela instituição, destacando o papel do ganho genético no efeito Poupa-Terra, com foco na evolução da produtividade e na redução da área necessária para alcançar os volumes atuais de produção.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

