3 semanas atrás
Tecnologia transforma a gestão financeira das empresas brasileiras

A gestão financeira das PMEs e startups no Brasil está passando por uma revolução: em vez de focar apenas na redução de despesas, cada vez mais empreendedores adotam uma visão estratégica, impulsionada pela transformação digital. Essa mudança está substituindo controles manuais e planilhas por ferramentas baseadas em inteligência artificial e automação.
Segundo dados da Conta Simples e da Visa, cerca de 39% das micro, pequenas e médias empresas ainda operam com métodos tradicionais. No entanto, a digitalização avança rapidamente: 93% das PMEs aceleraram esse processo após a pandemia, e 78% das startups já utilizam IA em suas rotinas.
Softwares de gestão moderna proporcionam mais controle, agilidade e precisão. Eles permitem, por exemplo, categorizar despesas com o apoio da inteligência artificial, automatizar integrações com sistemas de ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) , gerar relatórios sob medida e até emitir cartões corporativos. Assim, o time financeiro ganha mais tempo para focar em estratégias que agregam valor ao cliente.
Com dados centralizados, é possível identificar gargalos, prever tendências e negociar melhor com fornecedores. Mas o sucesso depende da escolha da ferramenta certa: soluções mal adaptadas podem aumentar a carga de trabalho, enquanto as mais eficientes chegam a economizar até nove horas semanais.
A nova gestão financeira nas empresas brasileiras é digital, conectada e inteligente — focada em crescimento sustentável e decisões seguras, com menos improviso e mais planejamento.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.