Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/06/2026 10h00min - Meio Ambiente
2h atrás

Tecnologia favorece descarte adequado de grandes eletrodomésticos


Marcelo Camargo/Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Uma comerciante de São Paulo encontrou uma solução prática para descartar sua geladeira queimada ao descobrir um serviço gratuito de coleta de eletrodomésticos com mais de 30 quilos. O agendamento foi feito pela internet e a retirada ocorreu de forma rápida.

Com a troca cada vez mais frequente de equipamentos por modelos mais econômicos e sustentáveis, o descarte de aparelhos antigos se tornou um desafio crescente para consumidores e empresas.

A iniciativa é coordenada por uma plataforma que conecta consumidores, fabricantes e recicladores, garantindo que os equipamentos descartados sejam reaproveitados dentro da chamada economia circular, reduzindo impactos ambientais.

O sistema reúne uma ampla rede de parceiros em todo o país, incluindo empresas de reciclagem, assistências técnicas, indústrias e operadores especializados, permitindo atendimento em diferentes regiões brasileiras.

Além da coleta, a plataforma registra informações dos materiais recebidos, possibilitando o acompanhamento e a rastreabilidade dos equipamentos e componentes destinados à reciclagem.

Somente em 2025, foram processadas cerca de 80 mil toneladas de materiais, com mais de 12 mil coletas realizadas em residências e empresas. O serviço pode ser solicitado online mediante cadastro do produto e do CEP, contribuindo para o descarte correto e a preservação do meio ambiente.

*Com informações: Agência Brasil 



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.