Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/05/2025 08h30min - Geral
1 mês atrás

Taxa de pobreza no Brasil cai pelo terceiro ano consecutivo


Canva/Grande FM 92,1 ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



A taxa de pobreza caiu no Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Os dados são do Banco Mundial.

O índice vem caindo desde o ano de 2022, e diminuiu de 21,7% em 2023 para 20,9% em 2024. A previsão para este ano é de 20,8%.

São consideradas pobres as pessoas que vivem com menos de sete dólares por dia (US$ 6,85), o equivalente a R$ 39.

A criação de quase 2,8 milhões de vagas e a queda do desemprego para uma taxa recorde de 6,2%, somadas ao crescimento da participação no mercado de trabalho, explicam o resultado, que foi impulsionado também pelo aumento do salário médio de 4,8%, acima do aumento real de 3% no salário mínimo.

O recuo, o terceiro consecutivo, só não foi maior por causa da inflação. Ainda assim, a pobreza no brasil é muito superior à de outros vizinhos latino americanos e desigual entre os estados. Em Santa Catarina, por exemplo, a taxa de pobreza é de 8%. No Maranhão, o índice sobe para 44%.

Nos lares liderados por mulheres negras o indicador de pobreza chega a 34%, três vezes mais do que uma casa onde o chefe de família é um homem branco (9%).

A expectativa é de que a taxa de pobreza continue caindo nos próximos anos, mas num ritmo menor, principalmente devido à falta de espaço fiscal para aumentar os gastos do governo em programas sociais, como o Bolsa Família. 



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.