Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
17/11/2025 10h00min - Agronegócio
3h atrás

Tarifas dos EUA provocam forte queda nas vendas do agro brasileiro


Canva ► 
Fonte: Fonte Grande FM



As exportações do agronegócio brasileiro para os Estados Unidos recuaram nos últimos meses, causando um impacto grande na economia de vários Municípios. A queda acumulada chegou a 31,3%, o que representa quase 1 bilhão de dólares a menos para o país desde que as sobretaxas começaram a valer.

Os setores mais atingidos foram o açúcar, a carne bovina, os produtos florestais e o café. O açúcar bruto praticamente parou de ser enviado aos EUA, com redução de 231 milhões de toneladas, que significou uma perda de 111 milhões de dólares para o Brasil.

Na área florestal, a exportação de celulose registrou forte queda em outubro, somando prejuízo de 137 milhões de dólares no trimestre. A venda de papel também diminuiu, com recuo de 36 milhões de dólares. Já o café verde enviou 36,9 milhões de toneladas a menos, causando impacto de 71 milhões de dólares.

Alguns Municípios sentiram essa redução de forma mais intensa. Imperatriz teve queda de 50 milhões de dólares, enquanto Santa Cruz do Sul perdeu 44 milhões. Também houve recuos expressivos em Três Lagoas (42 milhões), Campo Grande (36 milhões) e Ituiutaba (34 milhões).

Com perdas seguidas em vários setores, o agronegócio segue em alerta e busca alternativas para reduzir o impacto das sobretaxas enquanto não há definição sobre possíveis mudanças nas regras comerciais entre os dois países.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.