Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/12/2024 17h00min - Mato Grosso do Sul
1 mês atrás

Suzano inaugura maior fábrica de celulose do mundo em Mato Grosso do Sul, impulsionando economia e sustentabilidade


Foto: Ricardo Stuckert/PR  ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Nesta quinta-feira ( 5 ), foi inaugurada em Ribas do Rio Pardo, a 98 km de Campo Grande, a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, construída pela Suzano. Com investimento de R$ 22,2 bilhões, a planta tem capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas anuais e representa um marco econômico, social e ambiental para o Mato Grosso do Sul.

O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Eduardo Riedel e de diversas autoridades. Durante a cerimônia, foi destacado o impacto da fábrica na transformação de Ribas do Rio Pardo, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes. Além de gerar 3 mil empregos diretos e indiretos, a Suzano investiu em infraestrutura local, incluindo escolas, casas, um hospital e um posto da Polícia Rodoviária Federal, melhorando a qualidade de vida da população.

A sustentabilidade é um dos pilares do projeto. A fábrica utiliza matéria-prima renovável, como eucalipto cultivado em áreas específicas, e gera sua própria energia, alinhando-se ao modelo de economia circular. Segundo o presidente da Suzano, Beto Abreu, a operação reflete um compromisso com a produção responsável, destacando a captura de carbono ao longo do ciclo produtivo. Além disso, o complexo tem espaço para expansão futura, que poderia dobrar sua capacidade de produção.

A chegada da fábrica também reforça a liderança de Mato Grosso do Sul na exportação de celulose, setor que já responde por 23% da produção nacional. Com o crescimento acelerado, o estado enfrenta desafios como a necessidade de qualificação de mão de obra e investimentos em infraestrutura, mas caminha para se consolidar como o “Vale da Celulose” brasileiro. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Jaime Verruck, o objetivo é atrair mais indústrias e expandir a área de florestas plantadas, promovendo um ciclo sustentável de desenvolvimento.

O Mato Grosso do Sul, já líder nacional na exportação de celulose, consolida sua posição global com o novo empreendimento, ampliando sua relevância no mercado internacional. Autoridades destacaram o planejamento estratégico para fortalecer o setor, com investimentos em logística, como a reativação de ferrovias, e ações para atender ao crescimento econômico, como a construção de moradias e qualificação de mão de obra. Para o governador Eduardo Riedel, o projeto simboliza um futuro promissor, unindo desenvolvimento econômico, sustentabilidade e qualidade de vida.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.