Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
24/06/2023 07h45min - Esporte
9 meses atrás

Surfe: Toledo, Ítalo, Chianca e Dora avançam às oitavas em Saquarema

No feminino, Tati Weston-Webb disputa repescagem neste sábado

Foto reprodução: Agência Brasil/@Daniel Smorego-WLS ► 
Fonte: Fonte Agência Brasil



Quatro dos oito surfistas brasileiros inscritos na etapa de Saquarema (RJ) do circuito mundial de surfe (World Surfe League-WSL) avançaram às oitavas de final nesta sexta-feira (23), primeiro dia do Rio Pro. Atual campeão mundial, Filipe Toledo, João “Chumbinho” Chianca, Yago Dora e o campeão olímpico ítalo Ferreira foram os melhores em suas baterias e se classificaram direto. Nascido em Saquarema, Filipinho, vice-líder do ranking mundial, busca o tetracampeonato surfando em casa: levantou o troféu em 2018, 2019 e 2022. 

Outro quatros brasileiros têm chance de classificação na repescagem, a partir das 7h15 (horário de Brasília) deste sábado (24), com transmissão ao vivo no site da WSL. São eles: Caio Ibelli, Samuel Pupo, Jadson  André e o tricampeão mundial Gabriel Medina. 

A competição começou com a disputa feminina. A cearense Silvana Lima foi eliminada na repescagem, com somatório de 5,17, contra 7,83 da havaiana Carissa Moore (7,83 ). Devido às condições do mar, duas outras baterias ocorrerão na manhã deste sábado (24). Entre elas está a da gaúcha Tatiana Weston-Webb contra a norte-americana Caitlin Simmers.

A etapa de Saquarema é a antepenúltima do circuito mundial, antes da  WSL Finals: apenas os cinco melhores atletas no masculino e no feminino disputarão o título de 2023. Além do título, a classificação no circuito pode significar a conquista da vaga olímpica nos Jogos de Paris no ano que vem.

O Brasil já conta com a presença de Tati Weston-Webb em Paris: ela garantiu a vaga em abril, ao concluir a quarta etapa do circuito mundial na quinta posição. Entre os homens, há dez vagas olímpicas para os primeiros colocados este ano na WSL, sendo que cada país pode credenciar no máximo até dois atletas.  Atualmente, três brasileiros ocupam o top 5 do ranking e estão mais perto da vaga olímpiica: Filipinho (vice-líder), Chumbinho (3º) e Medina (5º).



•  

Agência Brasil
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.