4 semanas atrás
Substância estimulante encontrada em vapes no Brasil pode causar graves prejuízos à saúde
Pesquisadores identificaram uma substância semelhante à anfetamina em cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, no Brasil. Estudos anteriores já haviam apontado a presença de substâncias tóxicas nesses produtos, mas esta é a primeira vez que uma droga sintética com potencial de vício é encontrada.
A substância, um estimulante sintético, age no sistema nervoso central, causando agitação e taquicardia, afetando também o sistema cardiovascular. A substância, conhecida como octodrina, pode aumentar o vício nos usuários de cigarros eletrônicos e dificultar a decisão de parar de fumar.
Os pesquisadores ainda investigam a quantidade presente nos dispositivos e os impactos à saúde dos usuários. A octodrina foi detectada em três marcas de vapes ilegais no Brasil, nenhuma das quais informava a presença da droga em suas embalagens.
O uso de cigarros eletrônicos é proibido no Brasil. Em abril, a Anvisa manteve a proibição de fabricação, venda, importação e propaganda dos vapes, alinhando-se a decisões de entidades como a OMS. No entanto, a venda desses produtos é comum nas ruas.
Dados do IBGE indicam que quase 17% dos estudantes de 13 a 17 anos já experimentaram cigarros eletrônicos. A entrada ilegal de vapes continua sendo um grande desafio, com 615 mil unidades contrabandeadas apreendidas entre janeiro e abril deste ano, totalizando cerca de R$ 27 milhões.
* com informações G1
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.