Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/08/2023 10h00min - Ciência
10 meses atrás

Startup que planeja missão para limpar lixo na órbita da Terra diz que 1° alvo foi atingido por outros detritos

Projeto está previsto para 2025 e será o primeiro do tipo para remoção ativa de lixo espacial.

Foto reprodução: Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A startup ClearSpace-1, em parceria com a Agência Espacial Europeia, teve seu primeiro alvo para coletar lixo espacial atingido por outros detritos espaciais, gerando mais lixo na órbita da Terra. O objetivo da missão é capturar um pedaço de foguete que pesa cerca de 100 kg em 2025. 

A ESA assinou um contrato de 86 milhões de euros para adquirir o serviço. Apesar da colisão, a empresa responsável pela missão afirmou que o projeto continuará conforme o previsto e que o aumento do risco de colisão para outras missões é extremamente baixo. A ESA está avaliando cuidadosamente o impacto do evento na missão e uma análise completa durará várias semanas.

O que é a ClearSpace1?

A ClearSpace1 tem como objetivo reduzir os riscos causados por objetos maiores que se fragmentam em detritos menores e potencialmente prejudiciais para equipamentos em órbita.

A missão será realizada por uma sonda espacial que será lançada na órbita do alvo. Ela localizará o lixo, o agarrará com quatro braços robóticos e o retirará da órbita da Terra. Tanto o pedaço de foguete quanto a sonda caçadora queimarão na atmosfera ao retornar ao nosso planeta.

Por isso, se tudo der certo, embora algumas missões semelhantes tenham sido realizadas nos últimos anos, a primeira iniciativa do mundo para limpar de fato lixo espacial será essa.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.