2 semanas atrás
Starliner já tem data para voltar à Terra, mas sem astronautas
Depois de decidido que os astronautas da missão Starliner retornarão à Terra somente em 2025, utilizando uma espaçonave da SpaceX, a NASA tomou uma decisão sobre o destino da cápsula da Boeing, que está acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS). Na última quinta-feira (29), a agência espacial anunciou que a cápsula retornará à Terra vazia no dia 6 de setembro.
Essa decisão foi motivada pelo fato de que a cápsula não está com todos os seus propulsores em pleno funcionamento no espaço, o que levou a NASA a considerar mais seguro trazer a Starliner de volta sem tripulantes, deixando os astronautas na ISS por mais tempo. Espera-se que o desacoplamento ocorra sem maiores contratempos, permitindo a chegada da Crew Dragon, da SpaceX, que deverá partir do laboratório espacial apenas em fevereiro de 2025.
Embora a missão Starliner tenha realizado um voo histórico, enfrentou problemas técnicos. O Teste de Voo Tripulado (CFT) foi lançado em 5 de junho a bordo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, após uma série de adiamentos. O último adiamento ocorreu devido a um vazamento de hélio na cápsula, que foi considerado um problema de menor gravidade, permitindo a decolagem rumo à ISS. Durante o trajeto, outros vazamentos de hélio foram detectados, resultando em um atraso de mais de uma hora para a atracação na estação orbital.
Inicialmente, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams deveriam permanecer na ISS por uma semana, mas agora devem ficar cerca de 10 meses, retornando apenas em 2025. A nave da SpaceX será lançada em setembro com uma tripulação, mas com dois assentos desocupados, que serão utilizados no retorno de Wilmore e Williams.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.