2 meses atrás
Starliner: astronautas presos no espaço têm volta antecipada

A NASA recentemente reacendeu as esperanças dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão no espaço há mais de oito meses. A dupla finalmente recebeu uma possível data de retorno após um anúncio da agência espacial norte-americana.
A NASA informou que decidiu substituir a cápsula originalmente planejada para uma futura missão à Estação Espacial Internacional (ISS). Com essa mudança, o retorno dos astronautas poderia ser antecipado.
As equipes da missão optaram por utilizar uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, previamente usada na missão Crew-10, em vez de uma nova cápsula, cuja produção sofreu atrasos. Essa decisão possibilita que a Crew-12, responsável por garantir o retorno de Wilmore e Williams, seja lançada em 12 de março. Inicialmente, a previsão era para o dia 25, mas a data já havia sido alterada várias vezes.
O retorno dos astronautas ainda depende da chegada da tripulação de quatro pessoas da Crew-10, necessária para manter o contingente norte-americano na ISS, conforme previsto em acordos internacionais.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estavam a bordo da Starliner em uma missão à ISS. A missão CFT deveria ser o último voo de qualificação antes da espaçonave entrar em rotação operacional como transporte de tripulação para a ISS.
Problemas no propulsor atrasaram o retorno à Terra em três meses, resultando no retorno da Starliner sem os astronautas. Em agosto do ano passado, a NASA anunciou a volta da Starliner sem tripulação, transferindo o retorno de Wilmore e Williams para o início de 2025 em uma cápsula Dragon da SpaceX. Isso significa que, ao invés de passarem dez dias no espaço, os astronautas terão ficado mais de oito meses em órbita.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.