Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
30/01/2024 18h30min - Geral
4 semanas atrás

Stanley confirma presença de chumbo em garrafas e copos térmicos, mas nega riscos à saúde; entenda

A polêmica surgiu após circulação de vídeos de supostos testes rápidos que detectaram o composto nos produtos

Unsplash ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Após polêmicas da última semana nas redes sociais, a fabricante dos copos térmicos Stanley confirmou a presença de chumbo na composição dos produtos. Segundo a empresa, o consumidor não tem contato com o metal devido a um revestimento de aço inoxidável.

O debate foi levantado por usuários dos copos nos Estados Unidos, ao divulgarem vídeos de supostos testes rápidos que detectam chumbo. As publicações geraram preocupação entre os consumidores, levando ao posicionamento da marca.

O chumbo é um metal pesado e tóxico para humanos, animais e plantas. Como organismos vivos não conseguem digerir nem excretar esse composto, a contaminação por chumbo gera acúmulo do material em diversos tecidos. Em seres humanos, a substância se aloja especialmente no cérebro, fígado e rins, afetando o sistema nervoso.

Não há nenhuma quantidade de consumo de chumbo que seja considerada segura, segundo o Ministério da Saúde. Ele pode ser absorvido pelo corpo por inalação de partículas ou por ingestão de sua forma solubilizada.

"Não há chumbo em parte alguma da superfície de seus produtos que entre em contato com o consumidor, ou com líquidos e alimentos que estejam sendo consumidos", disse a Stanley em nota para a Folha de São Paulo.

A empresa explica que o composto é utilizado na base dos copos e das garrafas como parte do sistema de vedação, porém que o revestimento duplo de aço inoxidável e o isolamento a vácuo impedem qualquer contaminação pelo metal.

A Stanley também garante que todas as normas estipuladas pela FDA (agência de vigilância sanitária dos EUA) são cumpridas e completa que "na rara ocorrência desta tampa de inox se soltar, devido a algum caso extremo, possivelmente expondo o selante, este continuará sem contato com o conteúdo ou com o usuário".

Caso isso ocorra, a empresa garante a troca do produto, que tem garantia vitalícia. Ainda, a marca diz estar estudando o uso de outros metais para fazer o isolamento térmico dos copos.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.