7 dias atrás
SpaceX lança primeiro computador quântico satélite ao espaço em missão histórica

A SpaceX realizou na segunda-feira (23) o lançamento da missão Transporter 14, a bordo do foguete Falcon 9, levando ao espaço 70 cargas úteis — entre elas, o primeiro computador quântico satélite. Desenvolvido por uma equipe internacional liderada pela Universidade de Viena, o dispositivo representa um marco no uso da computação quântica em órbita.
O equipamento, um computador quântico fotônico, utiliza partículas de luz (fótons) como qubits para processar dados e foi projetado para operar a 550 km da Terra. Sua missão inclui processar e analisar dados espaciais diretamente do espaço, como detecção de incêndios florestais, sem a necessidade de envio dos dados brutos para a Terra, otimizando tempo e energia.
A construção do dispositivo envolveu 12 especialistas em uma operação intensiva no Centro Aeroespacial Alemão e foi concluída em apenas 11 dias úteis. Ele foi projetado para resistir a condições extremas, como variações bruscas de temperatura e vibrações do lançamento espacial.
A missão também permite testar a performance e a resistência do hardware em ambiente hostil, o que poderá influenciar o desenvolvimento de futuras missões voltadas a comunicações, monitoramento climático e pesquisas científicas com tecnologia quântica.
Com essa iniciativa, a SpaceX e seus parceiros abrem caminho para novas aplicações de computação de ponta no espaço, aliando inovação tecnológica com expansão das possibilidades científicas em órbita.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.