Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
08/04/2024 10h00min - Agronegócio
2 meses atrás

Soja brasileira em alta: exportações crescem 15,7%


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Agrolink



No primeiro trimestre de 2024, o mercado de soja  brasileira registrou um recorde histórico nas exportações, com um total de 22,09 milhões de toneladas, representando um aumento significativo de 15,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Secex. Este desempenho foi impulsionado pelo vigor das negociações de contratos a termo, que foram estabelecidos ainda em 2023, de acordo com análises dos pesquisadores do Cepea.

Os especialistas do setor atribuem esse sucesso contínuo no mercado externo à valorização do dólar em relação ao Real, que tem proporcionado vantagens competitivas aos exportadores brasileiros. No entanto, apesar desse crescimento nas exportações, o preço médio recebido pelas vendas externas de soja durante o primeiro trimestre de 2024 atingiu o valor de R$ 136,30 por saca de 60 kg, o que representa o menor preço para o período desde 2019, em termos reais.

Internamente, o mercado de soja nacional apresenta algumas nuances. Consumidores locais estão mostrando cautela nas aquisições, principalmente devido à maior oferta proveniente da Argentina e à possibilidade iminente de os produtores brasileiros precisarem liberar espaço nos armazéns. Por outro lado, os vendedores estão adotando uma abordagem mais conservadora nas negociações que envolvem grandes volumes, devido à menor produtividade e aos altos custos associados à atual safra.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.