6h atrás
Sindag divulga nota sobre riscos dos cortes no orçamento da Anac

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) divulgou nesta terça-feira (1º), Nota Oficial em que manifesta perplexidade e preocupação diante do corte de cerca de 25% no orçamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para esse ano. Assinado também pelo Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), o documento alerta que a medida, anunciada pela própria Agência, poderá comprometer serviços essenciais para o setor, como a emissão e renovação de licenças de pilotos e mecânicos, além de fiscalizações e processos de certificação.
Segundo o diretor-executivo das duas entidades, Gabriel Colle, o corte orçamentário afeta igualmente toda a aviação civil. Por isso, representa uma ameaça direta à segurança de todas as operações aéreas no País.
Além de impactar no setor aeroagrícola, responsável por atividades estratégicas como a aplicação de insumos nas lavouras e combate a incêndios em vegetação (o que inclui a proteção de reservas naturais). Lembrando que a aviação agrícola brasileira é uma das mais regulamentadas e fiscalizadas do mundo e que, a partir deste mês, tem diversos pilotos entrando na prontidão da temporada de combates a incêndios (que vai até o início de outubro). Para em seguida o setor voltar ao trabalho em lavouras (com o fim da entressafra).
Clique AQUI para conferir a íntegra da nota no site da entidade
•