Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/04/2023 17h00min - Economia
2 anos atrás

Shopee e Shein: governo recua e mantém isenção de impostos

O governo brasileiro desistiu de acabar com a isenção de importações entre pessoas físicas avaliadas em até US$ 50

Foto montagem - Grande FM 92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Fernando Haddad, o ministro da Fazenda, afirmou nesta terça-feira, 18 de abril, que o governo desistiu de acabar com isenção de importações entre pessoas físicas avaliadas em até US$ 50. A decisão de passar a taxar esse tipo de comércio, usado por varejistas como a Shein, foi anunciada na última semana pelo Ministério da Fazenda e Receita Federal.

Apesar do fim dos planos para acabar com esta isenção que fecharia o cerco para o tipo de comércio internacional que se aproveita dessa brecha, Haddad ressaltou a jornalistas que a isenção vale desde sempre apenas para transações entre pessoas físicas. O ministro disse que o governo continuará a buscar formas para elevar a fiscalização e taxar empresas que burlam as regras.

O presidente  havia convocado uma reunião nesta segunda-feira, 17 de abril, no Palácio da Alvorada para discutir a cobrança de impostos das varejistas asiáticas. A medida gerou repercussão negativa nas redes sociais, o que preocupou o presidente Lula. Haddad confirmou que o recuo partiu de pedido do Presidente da República.

Fonte: Olhar Digital

Haddad ainda adicionou que o presidente pediu para usar o “poder de fiscalização da Receita Federal sem a necessidade de mudar a regra atual.” O ministro disse que o motivo destacado pelo presidente foi que a medida estava “gerando confusão de que isso poderia prejudicar as pessoas que, de boa-fé, recebem encomendas do exterior até esse patamar, que é uma regra antiga”.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.