1 mês atrás
Setores de transporte e construção têm grande potencial para reduzir emissões, diz estudo

Um estudo da Nature Energy mostra que edifícios e transportes, responsáveis por 26% das emissões globais, podem reduzir bastante essas emissões com tecnologias que já existem. Pesquisadores do Centro Euro-Mediterrânico sobre Mudanças Climáticas (CMCC) destacam que, se combinarmos eletrificação, eficiência energética e mudanças no comportamento, podemos reduzir drasticamente as emissões até 2050, alinhando com as metas climáticas.
Trocar veículos a combustão por elétricos e usar bombas de calor em casas podem diminuir as emissões em até 77% nos edifícios e 86% nos transportes. Com melhorias no isolamento térmico e no uso diário de energia, como ajustar termostatos, esses cortes podem chegar a 85% e 91%, respectivamente. Integrar essas medidas também reduziria a demanda de eletricidade em até 33%, diminuindo custos e sobrecarga nas redes elétricas.
A pesquisa mostra que a descarbonização depende mais do uso estratégico das tecnologias atuais do que de inovações futuras. Johannes Emmerling, cientista sênior do CMCC, diz que o desafio está em implementar políticas que combinem eficiência, eletrificação e mudanças de comportamento, e não na falta de ferramentas.
O estudo reforça que é possível limitar o aquecimento global a 1,5°C até 2050 se governos e indústrias adotarem políticas que incentivem a renovação de prédios, expansão do transporte público eletrificado e uso racional de energia. Eles destacam a necessidade de regulamentações que acelerem a troca de combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis, com medidas como taxação de emissões e programas de retrofit em edifícios antigos.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.