Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
09/08/2023 11h00min - Dourados
7 meses atrás

Servidores municipais participam do maior evento de políticas públicas do Brasil

Realizado pelo Sebrae, iniciativa enfatizou temas como desburocratização, inovação e sustentabilidade

Foto: Divulgação/Sebrae ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



Servidores da Prefeitura de Dourados, participaram, no início do mês, do evento “Transformar Juntos”, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) e promovido pelo Sebrae Nacional. A iniciativa é o maior evento de políticas públicas do país e visa capacitar servidores, gestores públicos e profissionais envolvidos, além de fomentar discussões para a promoção da melhoria do ambiente de negócios em âmbito nacional.

A delegação sul-mato-grossense teve 90 pessoas e foi formada por analistas-técnicos do Sebrae/MS, representantes do Governo de Mato Grosso do Sul e de Prefeituras Municipais atendidas pela instituição, por meio do programa Cidade Empreendedora. De Dourados estavam presentes a agente de desenvolvimento, Elainne Peres, o diretor de licitações, Eduardo Cenci e a gerente de cadastro econômico, Cristhiane Gonçalves.

Com uma ampla programação, composta por palestras e painéis temáticos, o evento promoveu debates e trouxe novas informações nas áreas de compras públicas, desburocratização, inovação e sustentabilidade, além de apresentar boas práticas implementadas nos municípios brasileiros.

Segundo o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Jorge Tadeu de Barros Veneza, viabilizar a participação de Mato Grosso do Sul em uma iniciativa desse porte é uma forma de apresentar aos municípios do Estado novos conhecimentos, além de inspirar os gestores públicos.

“Mais do que possibilitar o aprendizado dos servidores e profissionais, nosso intuito foi proporcionar que eles vivenciassem novas experiências ao conhecerem cases de sucesso implementados em outros locais do país. Isso mostra a possibilidade que eles têm de realizar novas ações transformadoras nos municípios onde vivem e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios, além de fortalecer as micro e pequenas empresas. Isso é fundamental para gerarmos, ainda mais, resultados transformadores nos municípios em que atuamos com o programa Cidade Empreendedora”, destacou.

Novos conhecimentos

No primeiro dia do “Transformar Juntos”, os destaques da programação foram um painel sobre simplificação e uma apresentação sobre a nota fiscal eletrônica. Já no segundo dia de evento, debates sobre melhorias do ambiente de negócios rurais e o fortalecimento da agricultura familiar, bem como práticas de inovação a nível local, estiveram entre as principais temáticas abordadas pela programação. Por fim, no terceiro dia, a iniciativa trouxe para os participantes diálogos sobre desenvolvimento territorial, cidades inteligentes e transformações do setor da construção civil. Ao todo, o evento reuniu mais de 50 palestrantes de diversos estados brasileiros.

No total, em Mato Grosso do Sul, 37 municípios são apoiados pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, e recebem consultoria nas áreas de Desburocratização e Compras Públicas, de modo a melhorar o ambiente de negócios em cada município e fomentar a participação do comércio local nos editais de licitação lançados pelo poder público. Possibilitar a participação dos gestores públicos e servidores municipais ao “Transformar Juntos” vem somar com esse trabalho, pois possibilita a aquisição de novos conhecimentos e a troca de experiências.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.