Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
15/12/2023 16h00min - Agricultura
3 meses atrás

Sensor biodegradável mede umidade do solo


Foto: Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Agrolink



Uma equipe da Universidade de Osaka, liderada pelo professor assistente Takaaki Kasuga, desenvolveu um sensor de umidade do solo sustentável feito de materiais ecológicos. O sensor é biodegradável, integrando-se apenas após o uso, e opera emitindo calor proporcional ao teor de umidade, detectável por uma câmera térmica remota.

Com design simples, alimentação sem fio e tecnologia de reconhecimento de imagem, o sensor se degrada naturalmente no solo, mantendo suas funções de detecção e transmissão de dados, incluindo a localização.  O sistema de sensores desenvolvido pela equipe de Kasuga converte parâmetros ambientais, como temperatura, umidade e luz, em sinais digitais. 

Diferente dos sensores tradicionais feitos de materiais não degradáveis, como cobre e plásticos à base de petróleo, este sensor utiliza componentes biodegradáveis, como nanocelulose produzida de madeira e cera natural. Seu projeto incorpora um substrato de papel, minerais de estanho, aquecedor de carbono e revestimento de cera natural. Alimentado sem fio, o sensor gera calor proporcional ao teor de umidade do solo, permitindo precisão precisa por meio de imagens térmicas, enquanto evita riscos ambientais associados a materiais prejudiciais.

Após a sua vida útil funcional, estes sensores podem ser cultivados no solo, onde se degradam naturalmente e liberam componentes fertilizantes, estimulando assim o crescimento das culturas. Esta dupla funcionalidade posiciona o sensor como um potencial divisor de águas na agricultura de precisão, oferecendo monitoramento ambiental e melhorando a fertilidade do solo.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.