Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/11/2023 11h30min - Saúde
3 meses atrás

Senar/MS estima realizar mais de 400 consultas e exames durante o Novembro Azul


Fotos: João Carlos Castro/Sistema Famasul ► 
Fonte: Fonte SENAR MS



Embora o mês de novembro tenha a temática de prevenção ao câncer de próstata, o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS, realiza essa conscientização durante todo ano, desde 2016. Consultas de diversas especialidades, exames e palestras sobre o tema são algumas das iniciativas do evento realizado sempre aos sábados nos municípios do interior de Mato Grosso do Sul.

De 2016 até agora foram realizadas 137 edições com 33,2 mil pacientes atendidos com 45,7 mil procedimentos. Somente neste ano foram 2.546 homens que passaram com consulta com o especialista na área de Urologia, 2.546 testes de PSA coletados e 1.556 exames de toque retal realizados.

No ‘Novembro Azul’ a ação já ofertou 77 consultas com urologista, 77 PSAs coletados e 53 exames de toque retal realizados. Até o final do mês, o programa estima realizar mais de 200 consultas com especialista e 200 exames para detecção precoce do câncer de próstata.

Além das consultas e exames, o programa também realiza palestras educativas. A equipe médica passa orientações sobre sintomas do câncer de próstata.

“Todas as ações que envolvem o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural tem o objetivo de prevenir ou chegarmos a um diagnóstico precoce, que caso ocorra as chances de cura são muito maiores. Esse é o intuito da ação. Levar conhecimento e oportunidades aos habitantes dos municípios do interior, que em muitos casos não tem acesso a essas especialidades médicas”, comenta o coordenador do programa, Lucas Gottardi.



•  

SENAR MS
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.