Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
01/03/2024 10h30min - Geral
2 meses atrás

Senado ouvirá indígenas de MS para discutir lei de proteção ao Pantanal


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Senado Federal promoverá uma audiência pública com representantes da comunidade indígena Guató e outras comunidades tradicionais para discutir o Projeto de Lei (PL) nº 5.482/2020, que propõe a criação do Estatuto do Pantanal e a regulamentação da exploração sustentável desse bioma presente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De acordo com um comunicado à imprensa, o Ministério Público Federal (MPF) já solicitou a indicação de representantes para participar do debate, que deverá ocorrer em até 20 dias.

Essa iniciativa é parte de um procedimento administrativo instaurado pelo MPF para monitorar a tramitação do Estatuto do Pantanal, em conformidade com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante o direito dos povos indígenas e tribais de serem consultados de forma livre e informada antes de tomadas decisões que possam afetar seus bens ou direitos.

Após uma representação enviada ao ministério pelo Instituto Ambiental Augusto Leverger, o procurador da República Ricardo Pael Ardenghi enviou um ofício, em novembro de 2023, ao relator do projeto, o senador Jayme Campos (União/MT).



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.