2 meses atrás
Senado discute lei de reciprocidade para enfrentar taxas dos EUA, afirma Tereza Cristina.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou que o Senado Federal está debatendo a criação de uma lei de reciprocidade para tarifas comerciais, planejando contrabalançar medidas protecionistas impostas por países parceiros, como os Estados Unidos. A discussão ganhou força após o ex-presidente americano Donald Trump (Republicano) determinar novas taxas sobre produtos importados, o que impacta diretamente o setor de etanol e biocombustível em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a ex-ministra da Agricultura, a proposta permitirá que o Brasil aplique tarifas equivalentes às que foram impostas aos seus produtos no exterior. Ela é relatora de um projeto no Senado, originalmente focado em questões ambientais, mas defende a ampliação do escopo para incluir negociações, taxas e normas trabalhistas e sociais.
“Temos tempo para aprovar essa lei e garantir uma segurança aos produtos brasileiros, não apenas em relação aos Estados Unidos, mas também à Europa, Rússia, Ásia e qualquer outro país que imponha barreiras excessivas”, afirmou o senadora.
Segundo Tereza Cristina, o texto da proposta já está pronto para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado assim que os trabalhos forem retomados. Ela acredita que há um tempo hábil para aprovação da medida antes da efetivação das novas tarifas pelos EUA.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.