Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
07/02/2024 09h00min - Mato Grosso do Sul
3 semanas atrás

Semadesc e Comitê do Fogo realizam o 1º Seminário de Prevenção a Incêndios Florestais nos dias 21 e 22


Foto reprodução: Secom Mato Grosso do Sul ► 
Fonte: Fonte Governo Mato Grosso do Sul/Secom



A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) e o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul (Comitê do Fogo de MS) realizam nos dias 21 e 22 deste mês de fevereiro de 2024, o 1º Seminário de Prevenção aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul voltado às entidades e população em geral com interesse pelo tema e o encontro de bombeiros militares para realização do balanço operacional das ações relativas à temporada de incêndios florestais de 2023 e formulação de atividades e ações para o ano de 2024.

Os interessados em participar podem se inscrever nos eventos presenciais acessando  ESSE LINK  até o dia 19 de fevereiro de 2024 (segunda-feira).

Os eventos presenciais ocorrerão junto aos auditórios Pedro de Medeiros e Tertuliano Amarilha no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, sito à Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes, Campo Grande. No auditório Pedro de Medeiros ocorrerá o 1º Seminário de Incêndios Florestais 2024 de Mato Grosso do Sul aberto às instituições e comunidade em geral.

No auditório Tertuliano Amarilha será a oportunidade aos bombeiros militares que atuaram ativamente na Temporada de Incêndios Florestais de 2023 em todo o Estado avaliarem os serviços prestados e proporem oportunidades de melhorias para o ano de 2024.

A ação é uma das diversas ações planejadas para ocorrer ao longo do ano de 2024, com a finalidade de fortalecer o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo, conforme previsto no decreto estadual n.º 15.654 de 15 de abril de 2021, envolvendo diversos atores institucionais e sociedade em geral frente ao desafio desta temática cada vez mais recorrente.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ONU) pautou sobre incêndios florestais em 23 de fevereiro de 2023. Frise-se, da matéria acima os seguintes tópicos: “(…), prevê um aumento global de incêndios extremos de 14% até 2030, 30% até o final de 2050 e 50% até o final do século. Até mesmo o Ártico, antes completamente imune, agora enfrenta riscos crescentes de incêndios florestais.”.

Assim, a oportunidade de criar um espaço para tratar do enfrentamento aos incêndios florestais no território de Mato Grosso do Sul é fundamental, aliando experiências locais e regionais, bem como, trazendo para o debate profissionais de outros Estados ou mesmo de outros países para qualificar a atuação sistêmica e coordenada em prevenção, preparação, resposta e responsabilização e reabilitação ambiental em todo o Mato Grosso do Sul.



•  

Governo Mato Grosso do Sul/Secom
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.