5 dias atrás
Seis filmes disputam vaga para representar o Brasil no Oscar 2026

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira ( 8 ) os seis filmes que concorrem à vaga de representante do Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A escolha oficial será revelada no dia 15 de setembro.
Entre os finalistas estão produções premiadas como O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, destaque em Cannes, e O Último Azul, de Gabriel Mascaro, reconhecido em Berlim. A lista também inclui obras de novos talentos, como Marianna Brennand e Érico Rassi, refletindo a diversidade da atual cena cinematográfica nacional.
Os filmes selecionados são: Baby (Marcelo Caetano), Kasa Branca (Luciano Vidigal), Manas (Marianna Brennand), O Agente Secreto (Kleber Mendonça Filho), O Último Azul (Gabriel Mascaro) e Oeste Outra Vez (Érico Rassi).
A expectativa é alta após o sucesso brasileiro em 2025 com Ainda Estou Aqui, vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional. O anúncio do novo representante promete movimentar o setor e reforçar o prestígio do cinema nacional no exterior.
•