Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/09/2023 11h00min - Agricultura
6 meses atrás

Segredo de solos campeões em produtividade de soja

A análise estudou áreas das 5 regiões do Brasil

Foto: Grande FM - 92,1 ► 
Fonte: Fonte Agrolink



Com solução voltada para analisar informações genéticas do solo para melhorar a eficiência produtiva, em parceria com o Comitê Estratégico de soja do Brasil (CESB), a startup Biome4All analisou as áreas de cultivo das 6 propriedades campeãs na 15a edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da soja do CESB. Dentro de cada um dos 6 terrenos, foram analisadas as áreas auditadas campeãs, bem como as áreas de menor produção, a fim de comparar os contrastes de maior e menor produtividade.

A análise estudou áreas das 5 regiões do Brasil, com objetivo de verificar a qualidade biológica dos solos. Para isso, a tecnologia da Biome4All foi essencial para identificar os micro-organismos presentes em cada uma das propriedades, para que, com detalhamento das pesquisas, o produtor possa tomar decisões mais assertivas, elaborar estratégias e investir em produtos para melhorar a qualidade do terreno e evitar micro-organismos desfavoráveis.

Através dos resultados obtidos, a Biome4All conseguiu mostrar para os terrenos vencedores as áreas mais e menos produtivas deles e o porquê disso acontecer. Nas partes em que houve um grande desempenho, foi registrado a presença de micro-organismos que podem executar funções que ajudam na produção de soja, enquanto nos espaços com menor produtividade, foi identificado a presença maior de micro-organismos patogênicos.  

"Com essa informação, o produtor pode traçar estratégias de manejo que ajudem a reduzir as condições favoráveis para esses microorganismos, além de investir em produtos biológicos que possam fortalecer seu controle, explica Camilla Castellar, engenheira agrônoma e líder de produto da Biome4all.

A especialista complementa dizendo que com as informações obtidas, o produtor pode traçar estratégias de manejo que ajudem a reduzir as condições favoráveis para micro-organismos patogênicos e investir em produtos biológicos que possam fortalecer o controle deles.  

A coordenadora técnica e de pesquisa da CESB, Lorena Moura, comentou o envolvimento da Biome4All na 15a edição do Desafio. 

“Quando apresentamos as áreas campeãs de produtividade de soja no Desafio, nos faltavam análises que comprovassem a qualidade biológica destes solos. A parceria com a Biome4all nos auxiliou, neste último desafio, a explicar as altas produtividades atingidas por estas áreas”. 

A Biome4All é uma startup acelerada pela Venture Hub, através do programa de inovação aberta e aceleração TechStart Agro Digital, com apoio tecnológico da Embrapa. A aceleração aconteceu no ano de 2021, quando a agtech foi selecionada ao lado de outras startups do agronegócio para participar do programa. 

No decorrer da jornada, a equipe da Biome4All teve acesso a conteúdos sobre tração e escala de negócios, desenvolvimento tecnológico, investimento, jornada do cliente, mentorias com especialistas e investidores, entre outros módulos.

A jornada de dez meses do TechStart resultou em 31 sessions, mais de 100 horas de mentoria e mais de 230 feedbacks registrados sobre tecnologia e negócios. 

Ao fim da aceleração, a Venture Hub e Embrapa realizaram um Demo Day, com objetivo de apresentar a investidores, empresas e potenciais parceiros a qualidade da startup, e marcando um novo ciclo de crescimento da agtech.

Mesmo com o encerramento do ciclo de aceleração, a Venture Hub continua acompanhando o crescimento e desenvolvimento da Biome4All, dando suporte à startup, quando necessário, e a convidando para participar de outras iniciativas, como ser mentora nas novas edições do TechStart Agro Digital.

O TechStart Agro Digital é um programa de aceleração e inovação aberta criado pela Embrapa e pela Venture Hub, para ajudar Startups, Grandes Empresas e Instituições a acelerarem negócios e tecnologias para o agronegócio.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.